quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Espaço de Cultura Interativa ! Inaugurou !


Pensem numa pessoinha feliz da vida com a inauguração de um espaço?
Então...
Essa sou eu !

O Espaço de Cultura Interativa é assim:


         A implantação de um espaço de cultura interativa na garagem da Secretaria de Educação apoia-se no principio de que a compreensão da Arte deve ser construída com ações que permitam aos educadores e educandos da rede o desenvolvimento do fazer artístico, apreciação e da reflexão sobre as diferentes linguagens da arte com atividades interativas, mostras culturais e exposição dos trabalhos das unidades escolares, socializando e multiplicando as ações e como disparador de outros canais como: clube dos professores, blog, formações (presencial e ou virtual), página e site no portal da educação, formação em parceria com instituições de artes de São Bernardo, museus de São Paulo e outras instituições Nacionais e Internacionais para intercâmbio de materiais, acervos e saberes.
O espaço em seu projeto formador irá procurar atender as necessidades do educador oferecendo formação continuada possibilitando assim autonomia na criação de seus projetos. Esse espaço será um recurso em potencial para gerar processos educativos criativos propiciando a exploração de diferentes linguagens e materiais. Para as crianças terá importância no desenvolvimento cognitivo, sensível cultural e na aprendizagem das diferentes linguagens de artes que acontecerão por meio de atividades lúdicas e educativas, ampliando assim suas experiências e possibilidades de expressão para representar sua visão de mundo, o ambiente que o cerca, suas emoções e marcando seu momento histórico como interprete deste mundo.

A atuação do projeto se faz por meio das ações abaixo:

Expo Arte
FormaAção
Acervo para Empréstimos
Teatrando
Bienal de Arte Infantil
Murarte
Artistas da SE

Tudo teve inicio com um esboço e assim que colocamos em prática, foi tomando forma.
Com o desafio do custo zero, a maioria dos materiais que usamos, foram restos do que já se tinha aqui na SE e pouca coisa foi adquirida pela chefia que doou alguns itens para a construção do espaço.
Vem conferir como foi !

Depois que tirei uma foto pelo celular mesmo,transferi para o paint e inseri o colorido
imaginando os canudos de papelão que no momento  era tudo o que tinhamos.


Depois de idealizados e construídos os canudos foram pintados e emendados
formando quadrados coloridos amarrados com elastano.

Essa estrutura foi sendo colocada por várias mãos.
Cada um que passou pelo espaço ajudou a construir um pouquinho.
Amarra daqui, arruma de lá e foi tomando formato.


Claro que tivemos muita ajuda dos funcionários e todo mundo que ajudou
fez seu trabalho com o maior carinho.

Não teve tempo feio.
Fomos construindo juntos e todo mundo pôs a mão na massa

Os "tiozinhos" da pintura capricharam !

A montagem dos canudos deu um trabalhão danado.

Ziza no amarro e eu no registro !

Mão na tinta literalmente pra dar conta e dar tempo...

Depois que o espaço estava montado, foi a  vez das esculturas.
Foram 4 bocas gigantes do Projeto SORRISO que foram cedidas pela ONG Cativar.
Super bacana e super coloridas.
A criançada vai amar ver elas!

Deu um trabalhão danado trazer as esculturas pra dentro do espaço.
Olha o tamanho do caminhão que transportou as esculturas!
Além de toda a equipe que foi mobilizada para a montagem aqui.

Foram 4 horas para montagem.
Cada escultura levou por volta de 1 hora para ser montada.

Enquanto trabalhamos, tentamos esconder as obras para manter a surpresa !

O mobiliário também foi reformado!
Lembra dos tiozinhos da pintura ?
Então!
2 fofos que nos ajudaram muito !

Os painéis que foram desmontados de uma unidade, foram logo reaproveitados aqui!
Aliás, vieram de encomenda viu!

Essa barraquinha era utilizada no passado para uso da Horta Comunitária.
Hoje ela foi repaginada e atende ao Espaço de Cultura Interativa.


O pessoal do Projeto Sorriso montando as obras.


Escultura 1

Escultura 2

Escultura 3

Escultura 4

Ai também surgiu a ideia de um Espaço Zen.
Um cantinho especial para que os funcionários pudessem sentar e esfriar a cabeça.
Um lugarzinho diferenciado que facilitasse momentos de relaxamento.

Lá fomos nós....
O eletricista Rubens que ajudou a gente pra xuxu !

Lá decima dava para ver tudo !kkk

A montagem foi rápida e a união faz a força sim.

Enquanto uma turma terminava o Espaço Zen, a outra
terminava o espaço de oficinas.

Terminando uma surpresinha... 

Os materiais foram espalhados 

Vista Panorâmica da Estrutura  !

Os materiais do Jardim chegando....
Foi doação das chefes...
#Praficarbemlindo :)

Placas by Val
Cantinho ZEN

Placas by Val
Espaço SARAU

Placas by Val
OFICINAS DE ARTESANATO

Placas by Val
ARTESÕES DA SE

Placas by Val
EXPO ARTE

Placas by Val
MOSTRA DE ARTE


Em destaque : MANDALAS !

O dia "D"
Inauguração com a cantora Dilma Ramalho!

A galera veio prestigiar e o pessoal amou!
Nós também ...

As mesinhas foram ocupadas e o pessoal deixou vários recadinho !

Dilma arrasando no violão e na voz...


Abrindo oficialmente !

E assim foi a nossa inauguração.
Um espaço adaptado mas cheio de mimos.
Todo mundo que quiser usar pode chegar.
Só agendar tah ?
Vem vc tbm conhecer !

#EspaçodeCulturaInterativa
#SecretariadeEducação
#gentequefaz
#amotudoisso
#ByVal


terça-feira, 29 de agosto de 2017

Reaproveitando CDS, mídias e caixinhas...s2

Pensa numa pessoa feliz com uma caixa cheinha de mídias de cds a serem descartadas e um monte de caixinhas de cds de acrílico para serem reaproveitadas !
Então...
essa pessoinha sou eu hoje !
kkkk

Olha que riqueza que eu ganhei =)



São muitassssss mídias de Cds e muitassssss caixinhas de acrílico !
Agora vamos conferir o que eu achei de bem legal pra usar toda essa cdzaiada ai !


O primeiro da lista ...
Um super porta trecos feito com as caixinhas.
Além de acomodar super bem as canetas e os lápis, acomoda as fotos nas laterais.
Não tem segredo.
É colar as laterais com cola de silicone liquida, deixar secar e colocar as fotos.
O fundo fica por conta de um quadradinho de papelão de preferência reutilizado tbm.
Show de bola ne?


Ahhh esse painel é apaixonante ...
Já to vendo ele na sala de aula com os nomes doa alunos e o palitinho de presença !
Sabe a "chamadinha" do dia ?
Então...
Mas se vc não for prô, vc pode usar como organizador de objetos que dá super certo .
Colorido super facinho de fazer.
Arrase com os tecidos e o feltro, cole tudo com cola de silicine liquida e decore a seu gosto.
Rendas, fitas , gorgurão... enfim....
Tudo mais que sua criatividade permitir !
Esse aqui é só uma amostra ta ?
Crie o seu bem bacana !

Essa lindeza de Natal não poderia ficar de fora .
Tudo bem que ainda faltam um meses pro Natal, mas se vc pensar bem... tá logo ai !
O detalhe da fita dourada , o cd em feltro vermelho e detalhes em verde . Não precisa de mais nada.
As contas de acrílico tbm podem ser substituídas por restinhos de bijuterias.
Faça ele decorado dos 2 lados para ser pendurado e arraseeeeeee.

Esse porta trecos é um pouco mais elaborado.
Ele precisa de um papo específico que eu  não achei aqui para postar.
Todo encaixado em cortes precisos, ele tbm fica super fofo e é bem diferente !
Se vc seguir certinho as fotos 2 e 3 da sequencia vc chega lá.
Faz com calma pois é só encaixar.

Um por um decorado a dedo.
Cada um vira um porta recados.
Depois de decoradinho é só encaixar a caneta e o bloquinho.
Use e abuse de fuxícos e florzinhas e botões coloridos e tudo mais que der certo 
com a combinação de cores da sua decoração.
Atenção para o detalhe da fita para pendurar que pode ser trocado 
por um pedaço de imã para ser colocado na geladeira.
Bem legal ne ?

Essa necessaire é um luxo !
Gentem que eu tiro o chapéu para quem sabe costurar.
Tô aguada pra tentar fazer uma dessas.
Eu ainda não comprei minha máquina de costura, mas muito em breve.
Me aguardem...

Olha outro modelito de porta retrato decorado.
A colagem dos brilhos deu um ar bem retrô, e se vc desejar 
pode acender um rechô dentro para iluminar as fotos. fica bem bacana.
Não esquece de fechar o fundo e se for colocar o rechô eu ainda sugiro que vc coloque uma camadinha de areia dentro para evitar qualquer acidente com a vela.

O mais elaborado para quem tem mais habilidades ou um super maridão que ajude com as artes.
As caixinhas de acrílico levam fotos de paisagens escolhidas uma a uma para combinarem entre si.
Até a escolha dos tons das fotos ornou.
Uma a uma, foram furadas ( penso eu que pode ser feito este furo com furadeira e broca bem fina ) 
e unidas por argolas de bijuterias.
A armação de guia para que a emenda das caixinhas fique redonda é feita com um arame mais grosso que é a guia para a colocação das caixinhas.
Realmente , esse abajour necessita de uma mão de obra mais elaborada.
Mas fica lindo ne ?

Tá sem divisória?
A estrutura de mdf e os cds amarradinhos rola sim.
Fica bem vistoso e arrasa sim !
Não tem segredo não !

Olha essa caixinha que mimo !
Mesmo procedimento do porta trecos só que com uma tampa.
Se vc combinar as cores, o material fica super charmoso.

Olha outro modelito de porta trecos !
Agora de monstrinhos
=)

Mas o show do dia é esse lustre .
Fala sério ?
Haja criatividade !
Não imagino como foi montado, mas com alguém habilidoso esse lustre sai sim .

Bordado em ponto cruz e um mimo de pregador decoradinho e colado segurando o bilhetinho.
Para caprichar ainda mais, cole imã na parte de traz para pendurar, ou faça uma argolinha com uma fita de seda que é a maneira mais tradicional.


Uma parede de cds?
Simmmmmmm
É possível sim !
E olha que para um Ateliê ou um espaço de descontração fica bem bacana.
Use cola de silicone liquida ou mesmo a cola quente e manda ver .


Agora se vc quer tentar uma modelagem no cd, é fácil.
Forno quente a 180 graus e o cd já limpo apoiado em cima de um vidro.
Atenção que não é qualquer vidro que vai ao forno ta?
Tem que ser um resistente ao calor pra não estourar.
O cd amolece e se molda no vidro.
Esfriou é só secar. 

O meu queridinho !
O must do must ! supra sumo do reaproveitamento.
Pinte usando todo seu talento e depois instale o relógio nele.
Fica perfeito e super útil.

Eu não curti muito esta cúpula de luminária mas há quem goste neh !
Etão com 12 cds vc monta uma igual.
Detalhe para os furinhos e as argolinhas.
Um fio de cola de silicone e tudo muito bem encaixadinho.
A instalação da lâmpada pelo lado de dentro é o capricho final.

Essa idéia das mandalas tbm é uma das melhores.
O colorido, o formato...
Todos os tipos de tyinta, mas as tintas de relevo principalmente são as melhores.
Até a tinta acripufh.
Tudo que der relevo é bem vindo.
Eu ainda arrisco aquelas cartelas de lantejoulas e bolinhas que a gente compra em casa chinoca.
Arrasou ...

Se vc pensa que a parede deu certo?
Imagina uma rede ?
Dá certo sim !
E como dá !

Ahhh esqueci de falar:
Muitas contas penduradinhas e o fio encerado combinando.
Eu ainda arrisco reaproveitamento de restinhos de bijuterias .
Uma mais linda que a outra.

Porta trecos ou necessaire ?
Ahhhhhhh a máquina ou á mão...
A circunferência do ziper da certinho com a colagem perfeita e pá !


Olha ele de novo ai !
Só que agora decorado por crianças.
Ou...
Para crianças ne...
kkkkkk
Fica super demais !

E para terminar essa chuva de idéias de reaproveitamento de cds, 
essa super idéia de um porta recados de corujinha.
Quem não se apaixona por essa corujinha linda ?
E de quebra ainda vem com o bloquinho e a caneta pra vc anotar.
Feltro, cola de silicone, detalhes e muito capricho.
Uma super lembrancinha de fim de ano neh ? Eu ia amar ganhar uma dessa !
Ia direto pra porta da minha geladeira. 
Ahhh bem lembrado !
Cole imã na parte de tráz para pendurar ela na geladeira.
Fica show !


Suspiros...
Agora mão na massa pq são muitos cds e caixinhas de cds para serem reutilizados !
#ficaadica
By Val